Cintia Camargo: campeã Tosa Japonesa do Groom Brasil 2022

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Entrevista_Cintia_Groom_Brasil_SEO.jpg
Foto: Léo Lima

Confira bate-papo que tivemos com a groomer de Bragança Paulista – SP

Na categoria Tosa Japonesa do Groom Brasil 2022, Cintia Camargo, de Bragança Paulista – SP, foi a grande vencedora, na qual competiu com o seu Shih Tzu Snoop. A groomer, que vence pela primeira vez um título no Groom Brasil, é dona do Banho e Tosa Cintia Camargo, que já está em funcionamento há 8 anos, e é especializado em cães de pequeno porte.

Revista Groom Brasil: Como definiria o mercado de banho e tosa na região em que atua, na sua cidade?
Cintia Camargo: Bragança Paulista é um município com aproximadamente 170 mil habitantes, e a população estimada de pets está na casa dos milhares, entre cães, gatos e outros animais. O mercado é muito grande e as pessoas se preocupam com os cuidados estéticos, tendo vários estabelecimentos para o segmento.

Foto: Thais Mazzoco/Santo Chico Fotografia Pet

RGB: Quais as particularidades do atendimento do seu salão?
Cintia: O meu Centro de Estética é especializado em cães de pequeno porte, então trabalhamos com cães como Shih Tzu, Maltês, Yorkshire Terrier, Lhasa Apso, Spitz Alemão, entre outros. As tosas diferenciadas e cortes comerciais onde deixamos os cães com aspectos de “ursinho” são os mais procurados.

RGB: Há quantos anos está no mundo da tosa e por que decidiu se tornar tosadora?
Cintia: Eu venho da criação de cães, depois entrei no mundo das exposições e não demorou muito para que eu me apaixonasse por esse outro lado, que é a estética canina. Já tenho quase 10 anos de profissão. Me tornar tosadora foi consequência de muito estudo e dedicação.

RGB: Tinha alguma outra profissão antes ou sempre foi da área?
Cintia: Já trabalhei em muitas outras áreas, já fui modelo, vendedora, maquiadora…Tenho o curso de Técnico em Veterinário por conhecimento e por orientação aos meus clientes, mas nunca exercia profissão.

RGB: Conte um pouco da sua trajetória na profissão, seus mentores, como chegou até o dia de hoje, como campeã da Tosa Japonesa?
Cintia: Minha trajetória até aqui é resultado de muito estudo e dedicação, claro, sempre com apoio de toda minha família, pois sem eles eu jamais teria conseguido. Vários profissionais também me inspiraram e me ajudaram em todas as fases da minha carreira. Entre minhas referências estão Lúcia Aranha, Felipe Corrêa, Steven Hong, entre outros.

Foto: Thais Mazzoco/Santo Chico Fotografia Pet

RGB: Quais as raças de cães e estilos de tosa que mais gosta de trabalhar e por quê?
Cintia: Adoro trabalhar com cães de pelo liso. Para muitos profissionais é o pelo mais difícil, mas eu tenho uma facilidade, principalmente se forum Shih Tzu. Deve ser porque é o tipo de pelo que eu mais trabalho no dia adia. Sem dúvida a minha tosa preferida são as tosas em estilos asiáticos.

RGB: No dia a dia, que tipo de serviço você mais faz?
Cintia: Sem dúvida nenhuma os serviços mais pedidos são os de tosa bebê. Os clientes adoram ver seus cães como filhotes, além disso, tanta popularidade deve-se à praticidade de manutenção que a tosa proporciona, mesmo que ainda exija uma escovação diária do tutor.


RGB: Trabalha com colorações e penteados criativos no seu dia a dia?
Cintia: As colorações dentro do banho e tosa são feitas de forma mais simples, como uma cauda colorida ou um penteado com mechas. Geralmente tenho demanda por esse serviço quando o pet vai fazer algum ensaio fotográfico, participar de eventos como um chá revelação, aniversário ou em datas comemorativas como Carnaval, Halloween, entre outras.

RGB: Como descobriu esse gosto pelo Creative e como fez para se especializar na área? E a Tosa Japonesa?
Cintia: Eu amo colorir e fazer tosa asiática, então, foi só unir as duas coisas para criar técnicas novas. O creative, mais especificamente, é uma técnica realizada em pelagem flufly. Até então, haviam poucos registros de groomers que se arriscaram em fazer em pelagem lisa. Como era a pelagem que eu tinha para fazer, desenvolvi técnicas para que fosse possível também usar o creative em pelagem lisa; como a butterfly, a aranha o escorpião e outros…

RGB: Começou a competir há quantos anos já? E no Groom Brasil, começou a competir em que ano?
Cintia: Assim que comecei a trabalhar na área já tive vontade de competir. Participei até agora de cinco competições e em quatro delas obtive ótimas colocações. Essa edição do Groom Brasil 2022 foi a primeira vez que participei do concurso e já ganhei o 1º lugar na categoria Tosa Japonesa!

Foto: Léo Lima


RGB: Quais foram os seus principais títulos obtidos em competições de grooming desde que começou a frequentar campeonatos?
Cintia: Em 2021 fiquei em 2º lugar na Tosa Asiática no Master Groom. E em 2022, além do 1º lugar no concurso Groom Brasil, também fiquei em 2º lugar no Creative, do Master Groom.

RGB:
Como se preparou e preparou o cão para essa competição, após 2 anos de pandemia?
Cintia: Eu aproveitei o momento da pandemia para estudar e criar novas técnicas, foquei bastante para estar preparada para as competições. Gosto sempre de levar cães que são meus para competir, pois já são acostumados comigo, acostumados à eventos, com outros animais. Afinal, preciso muito que eles estejam tranquilos no momento da competição. Cuido geralmente da pelagem 4 meses antes da competição, e gosto de levar cães com bastante pelo para que o juiz avalie a transformação e também o trabalho que eu tive para chegar na finalização.

RGB: Qual foi o tema explorado para a tosa Japonesa que fez em 2022?
Cintia: Sem dúvida meu tema mais especial foi a Butterfly, técnica criada por mim onde consegui chegar o mais próximo do realismo do desenho. Gosto de gerar a dúvida para quem vê, se o detalhe é feito de pelo mesmo, se é de verdade ou se é de mentira, se é aplique, por exemplo.

RGB: Conte um pouco sobre sua infância, história de vida.
Cintia: Eu sempre fui uma menina simples, de interior, com uma vida tranquila. Criada por pais que também adoravam animais. Cresci rodeada de cães, gatos, galinhas, etc. Vivíamos no sítio, com muito contato com a natureza. Sempre soube que trabalharia com animais.

                                                                  

 


Por Samia Malas