TRANÇAS COMUM E NAGÔ: CUIDADOS E DICAS PARA UM TRABALHO PERFEITO

Foto: Arquivo Pessoal

Se você gosta de fazer penteados, preste atenção nas dicas dadas a seguir

O primeiro passo para trançar os pelos do cão é prepará-lo. Certifique-se de que ele esteja completamente desembaraçado e livre de nós. Eu gosto de borrifar algum produto, um pouquinho de condicionador com água ou um pouco de óleo ou silicone diluído em água e escovo toda pelagem antes do banho. Aliás, um bom banho como uso dos produtos ideais para a pelagem do seu cachorro seguido de uma boa secagem e escovação são fundamentais para um trançado de sucesso. Eu não uso soprador em cães de pelagem longa, prefiro usar uma boa e grossa toalha de banho e deixar o pet embrulhadinho para que a toalha absorva o excesso de água antes da secagem.
Foto: Arquivo Pessoal
Use uma escova de pinos sem bolinhas nas pontas, cujos pinos sejam grandes e o secador morno. E um pente para realinhar os fios. Em seguida, pegue uma mecha e isole a pelagem que você não vai trabalhar usando presilhas de plástico. Divida o cabelo em três partes iguais. Segure duas parte em uma mão e deixe outra parte solta. Comece a trançar, cruzando a parte da direita sobre a parte do meio, e depois a parte da esquerda sobre a nova parte do meio. Continue alternando os lados até chegar às pontas do cabelo. Prenda o final da trança com um elástico. A melhor dica que posso dar é treinar muito. Use essa técnica para ficar bom em trançar aí sim, depois, aventure-se pelo mundo da diversidade das tranças. Com um pouco de paciência e habilidade você vai criar o seu estilo de trançar e criar tranças incríveis. TRANÇAS NAGÔ A trança nagô é um estilo de penteado muito popular entre as mulheres afrodescendentes. Essas tranças são feitas rentes ao couro cabeludo, formando um desenho geométrico ou padrão. Além de serem esteticamente bonitas, elas também são versáteis e duráveis, podendo ficar por semanas ou até mesmo meses. A técnica para fazer as tranças nagô em seres humanos requer habilidade e paciência, envolvendo a divisão do cabelo em pequenas seções, que são trançadas firmemente ao longo de todo o couro cabeludo. O resultado é um penteado impressionante, que realça a beleza natural dos cabelos. A trança nagô que eu faço em meus cães são apenas um penteado e funcionam para manter a pelagem longa e lisa presa de maneira a não incomodar o cachorro até o dia do banho semanal. Ao contrário do couro cabeludo humano, onde a pele é bem fixa e as tranças têm muita tração, a pele dos cães é bem frouxa o que faz com que tanto as tranças nagô como quaisquer outras tranças não apresentem a mesma tração que as executadas em cabeças humanas. Assim, as tranças feitas nas pelagens de cães não ficam apertadas e nem incomodam. Meus cães são treinados desde a tenra idade para receberem o trabalho de trançar sem estresse. Na verdade, eles acabam por dormir e alguns chegam a roncar durante o processo. Não encontrei ainda outra pessoa no Brasil ou no mundo que faça trança nagô em cães. Temos muitos talentos que também trançam a pelagem de cães e o fazem muito bem, mas me refiro às tranças nagô em especial. Então tenho muito desejo de compartilhar esse trabalho com quem tiver interesse e ensinar a quem tenha interesse. Portanto, a trança nagô é muito mais do que apenas um estilo de penteado. É uma herança africana para mim e eu me sinto orgulhosa por estender esse símbolo de empoderamento, resistência e orgulho das mulheres negras ao redor do mundo para a cabeça e o corpo dos meus cães. Confira as dicas que preparei a seguir (fotos: arquivo pessoal):
Material: pomada, um bom pente e as presilhas que vão ajudar a separar a área que você vai trabalhar.
A divisão da pelagem é muito importante
e deve ser perfeita. Experimente
trabalhar com pequenas
camadas da pelagem.
A trança nagô se inicia com a separação
de mechas muito pequenas, trançadas
com cuidado: eis o nascimento
da nossa trança nagô.
Essa dica vale ouro: menos é mais! Use
adereços como purpurina, pedraria, mas
não esconda o seu trabalho.
Quanto mais fina a trança, mais delicado
o resultado do trabalho será.
INSPIRAÇÕES: ALGUMAS TRANÇAS FEITAS POR VALÉRIA JANUÁRIO
Fotos: Arquivo Pessoal
Agradecemos a colaboração de Valéria Januário, Nascida em Belo Horizonte, mas mora em Divinópolis há 30 anos, trabalha na área pet há 27 anos. Iniciou na área pet porque tem conhecimento técnico e científico na área de saúde. Em 2016 abriu o Petzinho da Preta, onde atua até hoje. Começou a competir em 2018, e já obteve diversos títulos com seus penteados. O seu primeiro pódio foi em 2020 quando ficou em segundo lugar na categoria penteados no Minasgroom. Em 2022, ficou em primeiro lugar na mesma competição mineira e recebeu o título de Mastergroom Award, em São Paulo

Por Valéria Januário