GIL RAMOS: VENCEDOR DA CATEGORIA POMERÂNIA 2023

Foto: Luca Watanabe/Cão: Túlio/Tutora: Beth

Confira bate-papo que tivemos com o groomer, que veio da Bahia para ser cabeleireiro e acabou virando um campeão de tosa

Gineres Ramos dos Santos, conhecido no mundo pet como Gil Ramos, é de Almadina, cidade que fica no Sul da Bahia. Há 2 anos Gil é proprietário do GR estúdio Pet, que fica em Pirituba em São Paulo-SP. Em 2023, Gil foi campeão da categoria Pomerânia do Groom Brasil e, por isso, conversou conosco sobre sua carreira e profissão.
Revista Groom Brasil: Como definiria o mercado de banho e tosa na região em que atua, na sua cidade? Quais as particularidades dele? Gil Ramos: Defino o mercado na minha região como em ascensão, com muitos pets hops, muita gente boa trabalhando na região, porém, temos que nos destacar no meio dele para fazer o melhor.
RGB: Qual tosa você fez na categoria Pomerânia que fez levar o título máximo da competição? Como você treinou para aprimorá-la? Estudou muito essa tosa, como? Por que decidiu fazer essa tosa? Gil: A tosa que eu escolhi foi uma tosa comercial em Spitz. O cão é o Túlio, de uma cliente minha, a Beth. Treino todos os dias para competições, no meu dia a dia, isso que te leva a perfeição: treinar, treinar e treinar, como se estivesse competindo, é isso que te leva à perfeição. Decidi fazer essa tosa porque é uma das que eu domino bem e gosto muito dela.
RGB: Como preparou o cão para esse dia? Gil: Dei banho, fiz uma boa escovação no dia mesmo.
Foto: Thais Mazzoco/Gil Ramos e o pequeno Túlio, vencendo na Pomerânia, no Groom Brasil 2023, ao lado da juíza Kathy Rose e os representantes da Animalove, patrocinadores da categoria
Foto: Arquivo Pessoal/1º lugar na Poodle Class e Best in Show, no Oz Groom, em 2023
Foto: Arquivo Pessoal/Gil Ramos já venceu em 1º lugar também nas categorias Ctrl+C, Ctrl+V, do Mastergroom 2023 (à esq.), junto com o groomer Adailton Marques; e na categoria Tosa Bebê, na competição da UCB em 2018
Foto: Arquivo Pessoal/Gil no seu dia a dia: tosa em Spitz feita no seu salão, o GR estúdio Pet, em São Paulo-SP
RGB: Conte um pouco sobre sua infância, história de vida… Gil: Tinha uma infância legal, gostei bastante, fiz tudo o que crianças fazem (risos). Eu sou o terceiro de 13 irmãos. Vim de família humilde. Vim da Bahia para São Paulo para vencer na vida e graças a Deus estou conseguindo. Minha família toda já mora aqui e a maioria trabalha com pet.
RGB: Como e quando o grooming entrou na sua vida? Gil: Foi em 1996, quando vim para São Paulo com a intenção de ser cabeleireiro, porém, chegando aqui, a primeira coisa que fiz foi dar banho em cães. E depois disso nunca mais fiz outra coisa. Até hoje, tudo o que eu tenho eu agradeço aos pets, pois sem eles eu acho que não seria nada.
RGB: Você entrou no mundo das competições há quanto tempo? No Groom compete há quantos anos? Sempre competiu na Comercial ou já competiu em outras categorias? Já venceu alguma outra categoria?
Gil: Comecei a competir entre 2017 e 2018, sempre em categorias como a Comercial, Poodle, enfim, categorias de padrão de raça. Tenho pódio em várias outras categorias, como 1º lugar em Tosa Bebê, com um Shih Tzu, que venci em 2018 em uma competição da UCB. Depois do Groom Brasil 2023, já ganhei em mais duas competições: 1º lugar na categoria Ctr-l+C, Ctrl+V, do Mastergroom 2023, com Poodle.
RGB: Quais foram as suas inspirações, mentores e pessoas importantes na sua vida que te fizeram chegar até aqui, no lugar dessa categoria do Groom Brasil? Gil: Quando eu cheguei em São Paulo, meu irmão mais velho, o Gilmar Ramos, já trabalhava com banho e tosa e foi ele quem me levou para a área. Então ele foi minha primeira inspiração. Mas para as competições quem me levou foi meu irmão mais novo, o Gilberto Ramos.
RGB: Agora, qual o próximo passo? Alguma porta já se abriu para você? O que vai fazer com o prêmio que recebeu?
Gil: Continuar treinando e participar mais e mais no Groom Brasil e quem sabe, conseguir o Best in Show com Poodle. O prêmio vou usar para investir na minha loja.
RGB: Gostaria de deixar um recado a todos os groomers do Brasil?
Gil: Nunca desista dos seus sonhos e objetivos, pois quem luta e persiste vai alcançar. A primeira vez que fui ao Groom Brasil não peguei nem pódio. Na segunda vez também, nem cheguei perto. E na terceira consegui o 1º lugar. Sempre com humildade e bastante dedicação. Outra coisa, não esqueça que estão trabalhando com vidas e não com uma máquina de ganhar dinheiro. O dinheiro e só a consequência do nosso trabalho. Vamos ter mais amor com nossos pets e nossos clientes

Por Samia Malas