6 Cuidados com cães idosos no Banho e Tosa

Com eles, você prestará um atendimento seguro e muito zelo para esse animal

Sabemos que a qualidade de vida dos cães e gatos aumentou nos últimos anos, devido aos cuidados que seus tutores têm tido com a saúde de seus pets, além de oferecem um alimento de melhor qualidade, garantindo uma alimentação equilibrada e com acompanhamento médico-veterinário adequado e cada vez mais especializado. Assim, podemos dizer que os donos de animais de hoje têm acesso e investem em cuidados específicos para que seus pets tenham uma vida longa. Com isso, nós, profissionais do banho e tosa, temos um crescimento de cães idosos que frequentam o pet shop e que merecem atenção especial.
Esse cliente, não é como aquele filhote inquieto que nos enche de beijos e mal para quietinho no banho. Tudo com esse cliente especial deve ser feito com carinho, sem pressa e observando todas as suas particularidades.
A seguir, listo algumas dicas que fazem toda diferença para prestarmos um atendimento seguro e com muito zelo, pois esse bichinho merece todo carinho por ser, além de um cãozinho que faz parte da família de alguém, ainda é um senhorzinho (a) muito especial.

1. Comportamento

O pet idoso, é mais quieto, na dele, por vezes, acuado por já estar com a visão comprometida e mal nos enxergar. Assim, este animalzinho não deve receber um procedimento demorado. Deixar um pet idoso por um tempo extra no espaço de banho e tosa gera um grande incômodo para ele, pois não gosta de estar longe do conforto de sua casa. Assim, faça apenas o necessário para fazer o serviço nesse pet.
Tome cuidado também para não expor esse pet à ruídos altos de sopradores e ambiente muito agitado com outros pets. Se possível agende os pets idosos em dias mais calmos, por exemplo.

2. Cuidado extra com a pele

Esses pets também, muitas vezes, têm muitas verrugas na pele ou ainda a pele flácida, o que exige cuidado redobrado na hora da tosa. Assim, na hora de passar a lâmina de tosa na pele dele, observe bem onde vai passara lâmina para localizar as verrugas (vá sentindo a pele com as mãos mesmo) e não passe a lâmina por cima delas. Utilize sempre lâmina fechada para evitar cortes.
Por terem pele sensível, o uso de xampu hipoalergênico é recomendado.

3. Manejo delicado

Além de todas as limitações da idade, alguns desses pets apresentam problemas de saúde que lhe causam dor e desconforto como artrites, artroses, problemas relacionados a mobilidade. Cuidado ao pegar este animalzinho, ao secá-lo e ao mantê-lo muito tempo em pé, pois talvez ele sinta desconforto. Caso perceba que o pet sente dor em alguma região do corpo ou está desconfortável, avise o dono e deixe o pet à vontade, na posição que ele queira ficar. Também por esse motivo, o uso de banheira com antiderrapante no fundo é essencial para banhar um pet idoso, assim como, ter muito cuidado ao transportar este cãozinho. As caixas de transporte devem ser forradas com emborrachados ou algo felpudo e macio.

4. Acessórios adequados

Para líder com um pet idoso, recomendo que se utilize guia de contenção macia, toalhas felpudas, escovas macias e, como já dito, sempre cosméticos hipoalergênicos para o banho.

5. Temperatura ideal

É preciso muito cuidado com a temperatura da água do banho e com a do secador, que nunca deve estar no máximo, mas sim, no médio e confortável.
Cuidado também com temperatura do ar-condicionado da sala de banho e tosa, que pode estar muito alta e deixar o ambiente frio, o que pode ocasionar choque térmico caso o pet tenha vindo de um banho morno. Sempre observe essa mudança brusca de uma temperatura para outra. A água também deve estar em temperatura agradável.

6. Check-list mais que necessário

Nunca, jamais, atenda este pet sem fazer um check-list e ter informações importantes sobre sua rotina, uso de medicamentos, quem chamar em caso de emergência, se fez alguma cirurgia, se tem algum problema atual, enfim, saiba tudo sobre o histórico dele.
Espero que gostem dessas dicas! Um abraço!

Agradecemos a colaboração de Andréa Silvares, Groomer instrutora, palestrante e consultora especializada em Estética Animal. Proprietária do Salão PetBonitopracachorro (Facebook: curso de banho e tosa Bonito pra Cachorro ou Instagram @cursodebanhoetosaemsaogoncalo),de São Gonçalo – RJ. Estudante de medicina Veterinária na Faculdade de Vassoura Maricá.


Por Samia Malas