GABRIEL VICENTINE: CAMPEÃO NOVOS TALENTOS 2023

Foto: Josiane Melo/ Cão: Nicolas/Groomer: Gabriel Vicentine

Há 5 anos Gabriel é dono do seu próprio negócio, o Propet Estética Animal, mas somente agora teve coragem de competir, e deu certo!

O groomer Gabriel Vicentine foi o grande destaque da categoria Novos Talentos do concurso Groom Brasil 2023, que venceu ao lado de João Afonso, seu Poodle gigante de 1 ano e meio. Há 5 anos Gabriel é dono do seu próprio negócio, o Propet Estética Animal, que tem duas unidades: uma em Sumaré-SP, onde o groomer reside, e outra em Araraquara-SP, cidade onde ele nasceu. A seguir, confira bate-papo que tivemos com ele.

Revista Groom Brasil: Como definiria o mercado de banho e tosa na região em que atua? Quais as particularidades dele?
Gabriel Vicentine: Acredito que em nossa região o mercado está em uma constante crescente e cada vez mais exigente. Já é visto há algum tempo que os pets são considerados membros da família, dessa forma, ao mesmo tempo que temos uma grande demanda dentro do salão, temos o desafio de oferecer um atendimento personalizado a cada animalzinho. Com isso, os diferenciais fazem com que tenhamos a oportunidade de destaque dentro desse mercado, que é ao mesmo tempo concorrido e carente de mão de obra especializada.

RGB: Qual tosa você fez na categoria Novos Talentos em que levou o título máximo da competição? Como você treinou para aprimorá-la? Estudou muito esta tosa, como? Por que decidiu fazer esta tosa?
Gabriel: No Groom Brasil, executei a Tosa Moderna em Poodle. Foram 4 meses de treino em vários cães, aprimorando em cada um os detalhes para que pudesse chegar ao melhor resultado possível no dia do Groom. A tosa foi escolhida por se encaixar bem na estrutura do cão, por uma preferência pessoal e pelos desafios de executá-la.

RGB: Como preparou o seu cão para esse dia da competição?
Gabriel: No dia da competição ele foi banhado com xampu limpeza profunda, xampu clareador e xampu volumizante, visando dar o máximo de volume e textura para a pelagem. O condicionador foi utilizado somente nas orelhas. Anterior a isso, ele estava sem tosar o pelo há aproximadamente 4 meses, mantendo apenas uma rotina de banhos semanais.

RGB: Conte um pouco sobre sua infância, história de vida…
Gabriel: Nasci e cresci no interior de São Paulo, em Araraquara. Venho de uma família humilde, ao que me lembro sempre fui uma criança alegre e apaixonada pelos animais. Desde novinho me lembro de pegar os cães da minha casa e da minha avó para banhar, era minha diversão nas tardes depois da escola.
Sonhava em ser médico-veterinário (hoje estou finalizando a universidade). Fui crescendo e os animais sempre estiveram presentes em minha vida. Antes da veterinária, aos 15 anos, me envolvi com o Banho e Tosa, que além de trabalho virou uma paixão.

Foto: Arquivo Pessoal/Gabriel Vicentine no seu salão, o Propet Estética Animal, que gerencia há 5 anos

RGB: Como e quando o grooming entrou na sua vida?
Gabriel: Eu conheci o banho e tosa profissional com 15 anos de idade. Fui comprar um vermífugo para a minha gatinha e, conversando com a proprietária da clínica e contando sobre a minha vontade de ser veterinário, ela me convidou para passar um dia com eles e ver a rotina da clínica. Fui um dia, gostei, voltei mais alguns e quando me dei conta já fazia alguns meses que eu estava lá ajudando nos banhos, aprendendo a tosar e na rotina da clínica. Foi quando a responsável pelo banho e tosa teve que se ausentar por problemas pessoais que eu tive a oportunidade de assumir o cargo de tosador oficialmente. Daí em diante não parei mais, e tudo o que conquistei até hoje foi proporcionado pelo grooming.

RGB: Você entrou no mundo das competições há quanto tempo?
Gabriel: Esse é meu primeiro ano de competições, mesmo estando na profissão há bastante tempo, tinha vergonha de competir. Sempre tive um olhar especial para os Poodles, então esse ano resolvi me especializar e entrar no mundo das competições com esta raça.

RGB: Quais foram as suas inspirações, seus mentores e as pessoas importantes na sua vida que te fizeram chegar até aqui, no primeiro lugar dessa categoria do Groom Brasil?
Gabriel: Digo sempre que sou uma pessoa privilegiada na vida, pois tenho e tive ótimas pessoas ao meu lado em toda a minha trajetória de vida e de trabalho. E os lugares em que já trabalhei têm grande parte em tudo isso, pois sempre reconheceram meu talento e me incentivaram a me especializar, além de, principalmente, valorizarem meu trabalho (o que nunca me deixou nem pensar em desistir). Porém, meu maior incentivador e amigo que a profissão me deu é o Thiago Abner. Acredito que até hoje ninguém enalteceu tanto meu talento e acreditou na minha capacidade e no meu trabalho quanto ele.
Hoje temos grandes nomes dentro do grooming nacional e internacional, mas minhas principais inspirações dentro dessa raça que amo são o Adailton Marques e o Clayton Muniz.

RGB: Agora, qual o próximo passo? O que vai fazer com o prêmio?
Gabriel: O próximo passo é continuar competindo, estudando e incentivando a todos que têm vontade de competir, mas têm vergonha, a mergulharem de cabeça nesse mundo, pois ele é viciante. O prêmio que recebi foi investido em estudo, para aprimorar minhas técnicas e continuar evoluindo como profissional.

RGB: Gostaria de deixar um recado a todos os groomers do Brasil?
Gabriel: Hoje vivemos em um mercado com uma gama imensa de profissionais, então, sejam persistentes, estudem, se dediquem e se especializem, para que possam se destacar e conquistar seu espaço nele. A base de tudo é a dedicação e o estudo!

 


Por Samia Malas