JOHNATHAN ROBERT: Best in Show 2023

 

Groomer de São Paulo-SP foi o grande destaque da 12ª temporada do Groom Brasil


O groomer Johnathan Robert da Silva Martins Pires foi o grande destaque da 12ª temporada do concurso Groom Brasil, levando o prêmio máximo e mais cobiçado da competição, o Best in Show, conquistado vencendo a categoria Professional que, esse ano, foi julgada pela groomer norte-americana Kathy Rose, assim como as demais categorias do concurso.
Natural de São Paulo-SP, o groomer trabalha em um salão de banho e tosa no bairro de Moema, o Pet Club, há 2 anos e compete desde 2018. No Groom Brasil, Johnathan venceu com uma tosa em Bichon Frisé.

Fotos: Arquivo Pessoal



Revista Groom Brasil: Como definiria o mercado de banho e tosa na região em que atua, em São Paulo-SP?

Johnathan Robert da Silva Martins Pires: Com movimento constante de segunda a sábado, definiria como uma região ótima, de alta movimentação, sempre com novos clientes pelo trabalho de qualidade que é oferecido. Nossa particularidade é atender nossos clientes com o melhor atendimento possível.

RGB: Como você treinou para aprimorar sua tosa em Bichon Frisé? Porque decidiu fazer essa tosa?

Johnathan: Já venho treinando a tosa há algum tempo, até fiz uma viagem para realizar tais treinamentos em países como Estados Unidos, Canadá e Itália. Decidi fazer essa tosa porque já tenho um cão da raça, o Bichon Lego, que venho preparando para conquistar esse título.

RGB: E como você preparou esse cão para a competição?

Johnathan: No dia do evento ele foi preparado com shampoo extreme para uma limpeza mais profunda. Depois foi usado um shampoo de volume para deixar a pelagem mais fluffy, condicionando somente a cauda para ter uma leveza na pelagem.

RGB: Conte um pouco sobre sua infância, história de vida…

Johnathan: Tive uma infância muito difícil, assim como muitas crianças, eu era muito sonhador e sempre tive vontade de viajar o mundo. Porém, na minha realidade de vida não era possível conquistar tais sonhos, mas sempre tive comigo a certeza de que poderia concluir todos eles por mais que tivesse uma vida muito dura. Nunca descartei nenhuma oportunidade que a vida me deu, nunca desisti daquilo que almejava. Fui obrigado a amadurecer muito cedo, aos 13 anos de idade sai de casa para vencer dia após dia. Assim, comecei a trabalhar aos 13 e, aos 14 anos, o grooming entrou na minha vida para mudá-la! Sempre amei bicho e pude encontrar meu dom ali quando tive o contato face a face com a profissão.

Fotos: Arquivo Pessoal



RGB: Como e quando o grooming entrou na sua vida? Conte pra gente sobre sua trajetória!

Johnathan:
No começo de 2008, ainda muito jovem, conheci um casal de groomers através de um amigo que já trabalhava na área. Então, resolvi conversar sobre o assunto. Na época já amava demais os animais, o que me fez interessar em saber como era aquela rotina de estar sempre com eles. Conversamos muito a respeito, sobre o dia a dia dentro de um centro de estética animal. Tinha muitas curiosidades, pois sempre quis trabalhar para poder ser independente, já que nunca tive uma vida fácil, desde a minha infância. Então, sempre que conseguia fazia um tipo de trabalho. Quando a Silvia, que foi uma das minhas maiores professoras, me ofereceu uma oportunidade de aprender aquilo que eu achava mágico, não pensei duas vezes e aceitei. Em 2008 tive um aprendizado muito bom de como podia manusear cada equipamento, aprendi praticamente tudo. Sobre banho de cães e gatos, como cortar as unhas, deixar o ouvido bem limpo e até mesmo detectar uma infecção para que o tutor pudesse ir até um veterinário fazer o tratamento adequado. Foi um ano de muito aprendizado e de um amor imenso que nasceu dentro de mim, a paixão pelos animais. Após aprender todos os manuseios fui chamado para ajudar, sendo remunerado como freelancer, e achei o máximo, pois me vi ingressando naquela área e via um futuro promissor nela. Em 2009 já estava tão avançado que o Anderson, esposo da Silvia, que também é um groomer fantástico, se ofereceu a me especializar em alguns tipos de cortes de raças, e essa proposta me tirou o fôlego, pois era isto que eu queria, ser groomer! Fazer muitas transformações em cães. Então, me dediquei ao máximo naquele ano para obter grande resultado do aprendizado, foi um ano de muito estudo sobre as raças e tipos de cortes. Muita gente não acreditava em mim e achava que não era capaz de aprender, mas o que tinha dentro de mim era muito mais forte do que tudo. Anderson me ensinou cada detalhe e aprendi com muito esforço. O ano passou como num piscar de olhos e, ao final de 2009, estava pronto para ingressar no mercado como um groomer! Então, resolvi mandar alguns currículos até que uma empresa que se localizava no bairro de Santana me deu uma oportunidade.

RGB: Você entrou no mundo das competições há quanto tempo? No Groom compete há quantos anos? Sempre competiu na Professional ou já competiu em outras categorias? Já venceu alguma outra categoria?

Johnathan: Comecei a competir em 2018, sendo que no Groom Brasil foi minha segunda participação. Sempre competi na categoria Professional, mas já venci em outras categorias. Já conquistei pódios no Groom Sul e também no Top Groomers Show.

RGB: Quais foram as suas inspirações, mentores e pessoas importantes na sua vida que te fizeram chegar até aqui, no pódio do Groom Brasil?

Johnathan: Sempre tive como exemplo grandes nomes da área como Clayton Muniz e Caio Ribeiro.

RGB: Agora, com o Best in Show do Groom Brasil, qual o próximo passo? Alguma porta já se abriu para você? O que vai fazer com o prêmio que recebeu?

Johnathan: Meu próximo passo é competir na Coreia, na Hyponic, e estar entre as melhores competições do mundo. Ainda não tive um contato de empresa, mas já sei que tem algumas interessadas no meu trabalho. O valor do prêmio vou investir em meu conhecimento.

RGB: Gostaria de deixar um recado a todos os groomers do Brasil? 

Johnathan: Em primeiro lugar queria agradecer a todos que confiaram no meu trabalho, em especial a minha esposa, que sempre me apoia e sempre prepara meus cães. Queria dizer a todos aqueles groomers que têm vontade de competir, mas têm medo, que o medo sempre vai estar dentro de nós, mas é esse mesmo medo que nos leva a muitos pódios e faz você ter mais experiência em preparar seus cães e chegar à perfeição. Nunca desista de um dia chegar a um grande pódio como o do Groom Brasil, pois só de você estar competindo e apresentando seu trabalho a juízes nacionais e internacionais você já é um vencedor.

 

 


Por Samia Malas