Elson Freitas, vencedor da Categoria Comercial da 11ª temporada do Groom Brasil. A seguir, confira entrevista exclusiva com ele.
Elson Freitas, de Resende-RJ, foi campeão da categoria Comercial do Groom Brasil 2022. Há 11 anos, o groomer e sua esposa são proprietários do Ateliê da Tosa e, desde 2019, participam de competições. Veja a seguir o bate-papo que tivemos com Elson.
Revista Groom Brasil: Está há quantos anos no mundo da tosa e por que decidiu se tornar tosador? Tinha alguma outra profissão antes ou sempre foi da área? Conte um pouco da sua trajetória na profissão, seus mentores, como chegou até o dia de hoje, como campeão de uma categoria tão importante?
Elson Freitas: Eu era militar temporário do exército na Academia Militar das Agulhas Negras, onde passei anos da minha vida. Nesse tempo fiz minha faculdade de Recursos Humanos e logo após a faculdade conheci minha esposa Luana, que já tinha tido um banho e tosa anos atrás. Daí, fomos nos conhecendo e percebendo que tínhamos uma paixão em comum pelos pets, e resolvemos empreender em um salão de banho e tosa. Na época, Luana trabalhava no comércio da cidade e eu no quartel, então, amadurecemos o projeto. Eu tinha mais o perfil empreendedor e ela mais experiência com os pets. Logo vimos que daria certo e resolvemos sair de nossos empregos e iniciamos nosso sonho. Começamos em um espaço de 9 m2, somente nós dois. Trabalhávamos durante o dia e panfletávamos a noite, rua por rua, casa por casa. Sempre nossas orações eram para que Deus abençoasse nossos esforços, nosso suor. Com dois anos de banho e tosa, chegou nosso filho Rafael. Sempre soubemos que para termos sucesso, teríamos que viver o empreendimento, então, assim fizemos e ainda fazemos, até os dias de hoje.
Nossa missão é trabalhar com excelência, dar aos nossos clientes o melhor até que consigamos condições melhores de fazer ainda mais bem feito.
Para terem uma ideia, nosso pet já foi reformado seis vezes até hoje. Ele conta com mais 70 m2, e é todo estruturado com o que há de melhor no mercado nacional, tudo para que possamos dar o melhor tratamento de higiene e embelezamento para nossos clientes.
Nós, como a maioria dos groomers do interior do Brasil, temos pouco acesso a capacitação, mas sempre estivemos atentos aos grandes nomes de referência e estudamos sempre, ainda que remotamente, seus trabalhos, como Adriano Afonso entre outros que compõem nosso leque de referências.
RGB: Começou a competir em concursos há quantos anos já? Sua estreia foi no Groom? Quais foram seus principais títulos em competições?
Elson: O Groom Brasil foi minha primeira competição. Estivemos em 2019, e conhecemos de forma ampla o mercado pet, vendo o quanto poderíamos crescer. Estudamos, dedicamos, abdicamos muitas vezes do descanso e entramos num ciclo de evolução onde já tivemos mais de 20 pódios como campeões no Mastergroom na Poodle Class iniciante, segundo lugar Mastergroom Pomerânia class profissional, campeão Nitgroom comercial por duas vezes, campeão Minas Groom trimming da raça Pomerânia, campeão Valegroom trimming da raça Pomerânia, e agora, campeão Comercial no Groom Brasil.
RGB: O que representou para você vencer na categoria Comercial, uma das mais cobiçadas e movimentadas do Groom Brasil?
Elson: Ser campeão no Groom Brasil foi viver a prova de que a dedicação vale a pena e que colheremos sempre bons frutos. Saí de casa muito motivado a buscar o primeiro lugar, em relação a 2019, estava mais amadurecido, tinha mais conhecimento, tinha um bom cão, boas ferramentas e estava tranquilo para dar o meu melhor. E foi emocionante o resultado, mais um dia inesquecível.
RGB: Quais as raças que mais gosta de trabalhar e por quê?
Elson: Pelos pódios citados fica evidente nossa predileção pelo Spitz Alemão. Sua beleza e temperamento sempre nos encantou e hoje faz parte de uma grande demanda de serviços em nosso salão.
RGB: Quais os próximos passos no mundo da competição?
Elson: Pegamos gosto pelas competições e, principalmente, pelas grandes amizades que são feitas nessa festa, cada competição vira um evento de reencontro com amigos do Brasil todo. Seguimos estudando, trabalhando duro para mais resultados e temos certeza de que virão outros pódios.
Por Samia Malas