Segundo alguns dados divulgados no mercado, o setor de higiene e beleza tem apresentado crescimento e atraído muitos investidores de outros setores. Segundo relatório desenvolvido pela DataHub, plataforma de análise de dados com cerca de 50 milhões de empresas, o setor de higiene e beleza para pets cresceu 316% nos últimos anos, do qual, 56,4% do crescimento se concentra no serviço de banho e tosa. Muitos podem pensar que o banho e tosa é a galinha dos ovos de ouro do segmento pet, porém, quem vive o dia a dia de um banho e tosa sabe que empreender e ter sucesso no segmento exige preparação, estudo e alguns pré-requisitos. Assim, conversamos com profissionais experientes para elaborar um guia prático e eficaz para quem busca ter o melhor banho e tosa da sua região.
Antes de tudo, Camilla Caetano, CEO Art Groomer Escola de Banho e Tosa, de Campinas-SP, aconselha ao novo empreendedor a encontrar um tipo de negócio que se adeque ao seu perfil. “Todas as semanas vivencio momentos maravilhosos de nossos alunos cheios de entusiasmo para empreender na área pet, sempre tão empolgados, sempre com algo tão criativo que me deixam até de boca aberta. Quando decidimos por um ramo, este é apenas o primeiro passo, pois é necessário desenhar um ‘tipo’ de negócio que tenha a ver com você, o que você acredita e apostaria sua vida! Talvez, algo que você mesmo sinta falta no mercado. Já precisou e não encontrou exatamente o que queria. E isso começa desde a estrutura e localização até na escolha de equipamentos”, diz a groomer, que dá um exemplo de nicho de negócio que uma aluna encontrou: “ela tinha um problema que todo o sábado, com o marido, ela queria arrumar a casa e ele queria assistir futebol e tomar cerveja. Enquanto ela arrumava a casa, queria que o marido levasse o pet para o banho. Ele, por sua vez, não queria levar o pet no banho e perder o jogo. Essa aluna, após estudar e trabalhar no ramo pet, decidiu como seria a cara da sua empresa, e advinha! Inaugurou o primeiro Pet Bar que eu conheci. Era um pet shop que os clientes podiam esperar até o banho terminar assistindo o jogo num telão e tomando sua cervejinha, que era vendida no local. Com esse novo formato de negócio ela achou uma solução satisfatória para os maridos que agora adoravam levar o pet para o banho”.
Mário Knoll, é sócio e professor na Tocca Pet Escola, de Campinas-SP, além de juiz all rounder (todas as raças) pela CBKC, criador de cães de raça desde 1981, engenheiro mecânico e pós-graduado em gestão de marketing. E segundo ele, quem está começando um negócio deve entender de gestão. “Precisa saber o quanto ele terá disponível para seu negócio, quanto ele vai ter que dispender, entender o mercado no local em que ele vai fazer o banho e tosa, quantos banhos ele vai dar por dia, por semana e por mês. Muitas pessoas nem sabem quantos banhos eles dão por mês e nem quanto faturam por mês”, diz. Ainda segundo ele, um equipamento básico pode ser suficiente para uma pessoa começar, tudo depende das expectativas do empreendedor. “Tem gente que já quer começar com algo novo, chique, grande, bacana, e tudo bem, se tiver recursos financeiro para isso. No entanto, o mais importante é pensar no trato dos animais. Temos produtos hoje que se preocupam com a questão da saúde, integridade e de cuidados com os nossos clientes que vêm nos visitar”, acrescenta Mário.
Sandra Luz Lima, da Império Pet Escola, de Araçatuba-SP, aconselha aos novos empresários que escolham móveis e equipamentos que sejam de boa qualidade e garantam conforto e segurança, tanto para o profissional como para o pet. “A escolha da localização do banho e tosa deve ser feita de acordo com o público que você quer atender! Pense bem antes de construir banheiras, bancadas etc. Caso o prédio não seja seu, opte por banheiras e mesas de fibra”, aconselha. “Sou da opinião que vale a pena começar com o que há de mais top. Na minha assessoria friso que tem equipamentos para todos os bolsos e gostos, aí vai do poder aquisitivo de quem vai investir”, acrescenta Sandra.
Luíz Passarim, proprietário da Passarim Grooming School, de Belo Horizonte-MG, aponta que “o profissional precisa entender que o seu estúdio de tosa, ateliê ou sala de atendimento (como preferir chamar) deve ser a extensão da sua personalidade, o local onde você precisa se sentir o mais a vontade possível, com uma mistura balanceada de carinho e seriedade”. Luíz ainda acrescenta: “estude as melhores opções para você comprar uma vez só, pois entre um produto bom e um produto mediano, a diferença de preço é muito pouca. Cuidado com o ‘barato que sai caro’. Não sou adepto ao ‘vou comprar um baratinho só pra começar’, pois amanhã precisará comprar duas vezes”.
DIFERENCIE-SE!
“Todo empreendedor tem que ser ousado nas suas decisões, e comprar equipamentos modernos, que tragam diferencial para que ele possa mostrar isso aos clientes, e ser melhor do que a concorrência, se diferenciar dos concorrentes. Hoje temos equipamentos modernos e muito antigos, o empreendedor que decide se quer cuidar bem do seu cliente e de si mesmo, se ele quer se diferenciar da concorrência”, aponta Mário.
Muitas outras atitudes ou instalações criativas também podem fazer com que o seu pet shop e banho e tosa seja desejado pelos clientes e até mais frequentado por conta delas. “Uma aposta muito comum e que atrai o pessoal são espaços Instagramáveis, que são locais onde as pessoas fazem poses para posts aproveitando o cenário que a loja proporcionou exatamente para isso. Às vezes é um balanço, um pufe ou até mesmo uma frase bonita escrita na parede. O layout precisa ser encantador, contar com ajuda de arquitetos especialistas, para conseguir mostrar ao seu cliente exatamente as características do seu centro estético”, compartilha Camilla, que ainda dá outros exemplos: “existem pet shops que parecem berçários, outros que parecem butiques, outros cobertos por tecnologias chamativas como gôndolas com preços digitais, autoatendimento com tablet para escolha de serviços etc. Atualmente o mercado pet está cada vez mais inovador”.
TECNOLOGIAS PARA GROOMERS
Camilla lista algumas mudanças importantes que produtos com mais tecnologia trouxeram ao setor: “antigamente, cachorro de grande porte tinha que ser levantado por dois para ir para a banheira, agora temos até banheira com ajuste elétrico de altura, pois assim o pet entra no nível do chão e o profissional sobe ele até a melhor altura para dar o banho com conforto e segurança; também já temos a mesma tecnologia para mesas de tosa, que além de trazer uma melhora absurda para a postura do profissional, ele também consegue melhorar muito a tosa por ter mais flexibilidade no manusear; os banhos simples saíram de cena para entrarem os banhos adicionados de cromoterapia relaxante; purificadores de água para melhor qualidade do banho; aquecedores elétricos que permitem atingir a temperatura ideal da água, e também ambientes climatizados de acordo com a necessidade térmica do dia”.
PRODUTOS COSMÉTICOS
Escolher um produto de qualidade para usar no seu banho e tosa é outro passo importante. Porém, como escolher diante de tantas opções? “Hoje temos produtos cosméticos especializados para grupos específicos. Os cremes de hidratações que antes eram apenas para colocar e deixar agir agora são estudados, temos produtos para nutrição, reconstrução e hidratação, que podem ser intensificados com jet ion, ledterapia, e as novidades não param”, aponta Camilla.
“Não interessa se a marca é a dita ‘top de mercado’, isso é puro marketing, não aprecio ouso da palavra ‘top’. O que você precisa fazer é avaliar os produtos, verificar se são livres de sal, de parabenos, feitos com água farmacêutica. Vemos mil marcas de cosméticos chegando no mercado e precisamos avaliar com cuidado”, alerta Mário.
MÁQUINAS DE TOSA
É fato que as máquinas de tosa de hoje têm muito mais tecnologia. “Antes elas queimavam nossas mãos e agora são leves, silenciosas, não esquentam, se encaixam na mão trazendo muito mais conforto. Uma máquina 100 g mais leve pode aparentar ser nada, mas tosar 10 cães em um dia com uma máquina de 400 g ao invés de 500 g, faz sim muita diferença”, revela Camilla.
Mário aponta que existe “uma infinidade de modelos de máquinas de tosa, umas sem fio (o que é bem bacana), mas que com certeza mais cedo ou mais tarde a bateria vai perder sua eficiência e vai precisar ser trocada”. “A máquina de tosa tem que diferenciar, compreender que umas devem ser usadas para o trabalho pesado do dia a dia outras para acabamento. Alguns dizem que a máquina de acabamento dá para fazer tudo, mas não dá”, completa Mário.
Sandra concorda que as máquinas de tosas que evoluíram muito, estão mais leves, esquentam menos, têm mais designe e são mais silenciosas. “A minha queridinha tem diversas cores e é leve para evitar a fadiga do pulso. Foi projetada para dar mais conforto ao profissional, além de ser máquina sem fio e ainda tem um acabamento perfeito”, descreve ela.
TESOURAS
As tesouras usadas no banho e tosa atualmente ganham em disparada das de salões humanos, aponta Camilla. “Elas são feitas com materiais mais precisos, mais leves e de aço de extrema qualidade. Quem trabalhava com aquelas tesouras antigas, quando conhece uma de fio navalha com aço 440, é uma enorme satisfação. E temos uma infinidade de modelos que nos facilitam a vida. Tesouras curvas que facilitam as linhas, as semi dentadas curvas que trazem os rostinhos dos sonhos, as modelos tubarão que vieram para dominar o mercado em praticamente qualquer tipo de pelagem”, revela a groomer, que ainda acrescenta: “ter uma tesoura que, além de conforto, facilita seu serviço é bom demais. Tesouras precisas e leves nos fazem render muito mais”.
As tesouras estão melhores a cada dia, reforça Sandra, facilitando muito o trabalho. “Sou da época que existia apenas a tesoura reta. Hoje temos diversos modelos, a curva, tubarão e tubarão curva, semi dentada etc. Eu uso muito a tubarão curva que já faz várias funções em uma única tesoura!”, diz Sandra.
Hoje o mercado evoluiu muito, aponta Luíz, pois antigamente as tesouras utilizadas no banho e tosa eram de cabo de plástico e mais simples. “Hoje temos tesouras do aço 440C, uma evolução enorme. Além das tesouras de desbaste, como a tesoura tubarão curva, uma grande novidade no mercado, que facilita bastante o trabalho do tosador”, comenta o groomer.
Para escolher a tesoura ideal, Mário diz que é importante fazer algumas perguntas: “o groomer está começando, o que já sabe fazer? Será que uma tesoura paquistanesa de R$ 180 ou 250 vai atender? De início, é possível que sim. Mas agora, se a pessoa vai começar a competir, ela precisa de uma tesoura alemã ou japonesa, de aço 440, que vão custar por volta de R$ 3.000 cada uma”, diferencia.
EQUIPAMENTOS
“Hoje buscamos conforto, silêncio, ergonomia e praticidade. Grandes marcas estão investindo nisso para trazer todos esses confortos para os profissionais de banho e tosa”, aponta Luíz.
O mercado de equipamentos para banho e tosa está cada dia mais lindo e moderno, aponta Sandra, e alguns dos que mais chamaram a sua atenção foram: “as máquinas de secar, que têm muito mais design, conforto, segurança, desempenho, economia, consumo de energia menor do que um secador e ainda fazem o tosador ganhar tempo. Outra novidade são as mesas de tosa cada dia mais modernas com várias cores, altura regulável e pneumáticas. Tem uma, lançada recentemente, com iluminação futurista. A mesa tem várias cores podendo ser usada como cromoterapia dentro do centro de estética, proporcionando maior conforto ao pet na hora da tosa. Além disso, a iluminação da mesa ajuda a dar melhor visibilidade ao tosador. Outra novidade top é o cantinho da espera, que tem opções com design moderno, várias cores, tirando a ideia de confinamento, feito em plástico rotomoldado, de fácil higienização e livre de ferrugem. Cada unidade acompanha um sanitário higiênico”, lista Sandra.
RASQUEADEIRAS E ESCOVAS
Camilla aponta que rasqueadeiras específicas para cada tipo de pelagem, além de agilizarem também melhoram o resultado.
Sandra comenta que existem rasqueadeiras com diversos tamanhos e modelos, mas a novidade agora é a rasqueadeira de bambu com pinus. “Suas cerdas ajudam a realizar um trabalho mais detalhado e minucioso”, diz. Ainda segundo a groomer, outra novidade que virou febre entre os tosadores e que está sendo bastante usada no banho do pet, é uma escova colorida muito linda. “A escova-rasqueadeira é ideal para retirar os pelos soltos do pet, seu formato ergonômico ajuda a reduzir a tensão no pulso durante a escovação, tornando esse processo mais fácil ágil e prazeroso. O seu design oco permite que o animal seja escovado durante o banho, proporcionando uma massagem relaxante e maior absorção dos produtos utilizados. Simplesmente maravilhosa”, descreve Sandra.
ESTUDAR SEMPRE
Como professora de estética animal, Camilla destaca que o mais importante é buscar ser cada vez melhor em sua técnica e em conhecimento sobre as raças. “Para ser o melhor não basta ter os melhores equipamentos ou o mais lindo local. Precisa estar sempre buscando novos cursos, aprendizados, novidades etc. Esse mercado não passa 6 meses sem uma tosa nova, uma técnica nova, e temos que melhorar e oferecer novidades cada vez melhores para nossos clientes. Nós não nascemos os melhores, mas podemos todos os dias sermos melhores do que ontem. Invista em você, invista no seu profissional e seja o melhor para o seu banho e tosa!”, finaliza.