Confira entrevista com este groomer que veio de Macapá-AP para competir e saiu como o Grande Campeão Da Novos Talentos
O groomer Jean Iury de Lima, nascido em Fortaleza-CE, foi o grande campeão da Novos Talentos do Groom Brasil 2024, categoria que revela os talentos do grooming nacional. Atualmente, Jean mora na cidade Macapá-AP, onde possui o Centro de Estética Mimo’s Pet, empresa que fundou em 2023. A seguir confira um bate-papo que tivemos com ele sobre a trajetória de sua carreira até o dia da competição.
Revista Groom Brasil: Conte um pouco sobre sua infância, história de vida…
Jean Iury de Lima: Passei minha infância na roça, no interior de Sobral, uma cidade pequena sem muitas perspectivas de vida. Sempre tive um apego com os animais da fazenda na qual vivia. Para ganhar o meu sustento tive que seguir em frente e procurar outras formas de sobreviver. Por conta disso vim parar na esquina do rio mais belo, o Amazonas, e tive a oportunidade de começar a trabalhar em uma mercearia.
Como sempre fui apaixonado por animais me chamaram para trabalhar em uma clínica veterinária como auxiliar veterinário. Daí a vida mudou de rumo. Foi um amigo que me chamou para dar banho em um cachorro que estava em estado lamentável de tanto embolo. Naquele dia não consegui nem dormir e fui para a internet para entender como retirar a pelagem e devolver ao cachorro a qualidade de vida da qual ele tanto precisava. Então, eu vi a felicidade do cão quando ficou pelado e sem sofrimento. Fico muito emocionado ao relembrar disso tudo, que aconteceu no final de 2021. Logo depois deste episódio, comecei a atuar como banhista à domicílio e em 2022 comecei a tosar. Fiz o meu primeiro curso online com Samuel Castro, o que me ajudou a entender o processo de banho, e logo após veio o Luan Gaia que me orientou e ensinou o que é ser um groomer, pois trabalhamos as técnicas, estudamos a cinofilia e a estética animal. Também foi ele quem me convidou para ser parceiro Perigot. Em 2023 abri meu salão.
RGB: Como definiria o mercado de banho e tosa na região em que atua, na sua cidade? Quais as particularidades dele?
Jean: Em minha região ainda há carência de profissionais groomers, o que é promissor para quem quer estudar e transformar o mercado. As técnicas ainda são limitadas e os traços ainda desatualizados. Estou aproveitando todas as oportunidades em sair do mercado local para competir, pois no Amapá, infelizmente, não há competições de grooming.
RGB: Fale um pouco do trabalho feito no Groom Brasil 2024, que te fez levar o título máximo da categoria Novos Talentos. Como você treinou para aprimorar a tosa em Spitz Alemão? Estudou muito essa tosa, como?
Jean: Ano passado iniciei uma trajetória incessante em trabalhar a tosa do Spitz Alemão. Então fiz vários cursos com os especialistas Lucia Aranha, Luan Gaia e Diego Silva, que não deixava passar nada. Como queria muito competir fiz um investimento para comprar o meu modelo de competição que, além de ser meu filhote, é o que me inspira para melhorar cada vez mais. Para estudar, tive que sair do meu estado e conseguir fazer especialização na raça. Fui para Belém-PA estudar com o groomer Luan Gaia e para Brasília estudar com o groomer Diego Silva.
Vencer na categoria Novos Talentos foi um sonho realizado. Me dediquei muito em estudar o padrão da raça Spitz Alemão para esta competição. Minha maior dificuldade foi a distância, pois moro no Norte do Brasil, uma região muito difícil para estudo, mas dei o meu melhor e obtive esta conquista. Esta foi a minha primeira vez no Groom Brasil em Campinas-SP, antes disso tinha competido apenas no Groom Pará, na categoria Iniciante. Competi com o Flay, que é meu cão.
RGB: Como preparou o cão para o Groom?
Jean: Além de ter comprado um cachorro para a competição, antes de competir procurei relaxar para estar tranquilo no grande dia. Alugamos uma chácara exclusiva para o apoio emocional meu e do meu cão, pois pudemos acalmar e preparar o pelo de forma adequada, com produtos de qualidade.
RGB: Há quanto tempo entrou no mundo das competições? O que te motivou a competir?
Jean: Iniciei ano passado no estado do Pará e a segunda vez que competi foi no Groom Brasil 2024, quando tive a grata surpresa de levar o primeiro lugar. Minha principal motivação para entrar nas competições foi a de olhar para o cliente e ver a satisfação no rosto dele, eles dizendo que o trabalho estava lindo. A partir daí surgiu a vontade de querer entender mais e mais para encantar e melhorar o design de pelos de minhas tosas.
RGB: Depois desta conquista no Groom 2024, o que pretende fazer? Quais os próximos passos?
Jean: Com tanta emoção vivida nesse momento ímpar, me preparo para o Master Groom. A cada dia intensifico minhas habilidades, estudando e me preparando para novas conquistas.
RGB: Quais foram as suas inspirações, mentores e pessoas importantes na sua vida que te fizeram chegar até aqui, no 1º lugar dessa categoria do Groom Brasil?
Jean: Meus mentores que acreditaram em mim e me fizeram alcançar o primeiro lugar foram Luan Gaia e Diego Silva, que além de mentor me dá inspiração. E em minha apresentação no Pará um grande avaliador que me deu algumas dicas que me fizeram crescer e ir com uma bagagem para o Groom Brasil foi Johnatan Skolimoski. E claro, a minha mulher que me dá toda inspiração e incentivo para continuar.
RGB: Gostaria de deixar um recado a todos os groomers do Brasil, especialmente àqueles que muitas vezes têm medo de competir?
Jean: Nunca olhe para o lado para enxergar o vizinho como o mais perfeito, e sim olhe para ver o que pode melhorar em você. Então, divirta-se e faça o seu melhor!
Por Samia Malas